domingo, 11 de abril de 2010

O primeiro encontro, as primeiras dores...

O principal objetivo deste blog é construir um ambiente virtual com trocas de informações e conhecimentos, aberto para alunos(as) e professores(as) do ensino médio, desconstruindo a história que privilegia uma determinada elite no poder, baseada nos grandes acontecimentos e nos grandes "heróis" da História do Brasil, a qual facilita ou desenvolve a prática do "decorar para a prova" nos estudantes. Partimos do princípio de que a ação educativa do ensino-aprendizagem deve estimular a consciência crítica dos alunos(as) sobre as suas próprias vivências dentro de uma comunidade na qual pertencem, trabalhando as informações adquiridas através das novas tecnologias do mundo contemporâneo.

A origem do blog está no cotidiano das aulas de História do Brasil realizadas no Programa Pré-Vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na qual a construção do conhecimento está voltada para a política de conscientização de novas temáticas e novos sujeitos outrora descartados da historiografia dita oficial, valorizando os papéis de atores e atrizes sociais importantes dos processos históricos, e ressignificando os conteúdos apresentados.

Juntos, professor e alunos(as), atuamos politicamente em busca dos novos horizontes dos estudos históricos sobre a nossa realidade, enquanto brasileiros, ultrapassando barreiras que possam dificultar tal processo de ensino-aprendizagem. Este é o nosso desafio, está é nossa proposta, e não será nada fácil se "não tocarmos na ferida".

2 comentários:

  1. Caros alunos e alunas da nossa disciplina de História do Brasil do cursinho pré-vestibular da UFCG, espero que a proposta deste blog facilite o vosso processo de aprendizagem, através da disponibilização de novos conteúdos pouco trabalhados, ou não trabalhados, nos livros didáticos e durante as nossas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Olá professor!
    Após muito tempo finalmente consegui me adaptar ao mundo do blog e segui-lo.
    O seu blog está otimo, essas informações e vídeos ajudam muito a compreender os aspectos históricos dessas épocas.
    Ps: Ainda estou tentando ver todas as postagens.
    Obrigado professor.

    ResponderExcluir